Padre Edison Domingues dos Reis

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Bairro Ministro Sá Tinoco, Aeroporto, em Itaperuna, foi criada em 21 de novembro de 2006, por D. Roberto Gomes Guimarães, conta hoje com grupos de Pastorais, Movimentos e Associações em 20 Comunidades.

É uma alegria imensa poder evangelizar em um território onde podemos encontrar pessoas simples em busca de informação, formação e espiritualidade. Procuramos imitar Jesus, que ao abordar as pessoas, tinha um jeito diferenciado e simples de se comunicar com o povo e passar a mensagem do Pai, conforme podiam compreender.

Ao produzir este subsídio, longe de se ter a pretensão de resolver os problemas, apresentamos luzes, pistas, para uma ação em comum, procurando integrar as comunidades e interagir com o povo aqui residente ou visitante. O que aqui se encontra, é resultado de observação da realidade nestes quase 10 anos de caminhada (e até mesmo antes disso) e de encontros com os grupos existentes, levando em consideração as experiências concretas na vida das pessoas e dos desafios das Comunidades; e com o advento do nosso “Primeiro Sínodo Diocesano" promovido por nosso Bispo Diocesano, D. Roberto Francisco Ferreira Paz.

“O que presenciamos hoje na sociedade são novas formas de agrupamentos familiares e a Igreja está desafiada a anunciar, de modo criativo, os valores do Evangelho neste contexto ainda em formação”. E preciso estar atento aos sinais dos tempos, e não deixar de cumprir nossa tarefa na evangelização. O Papa Francisco, ao convocar o Ano da Misericórdia - de 08/12/2015 a 20/11/2016 - quer nos mostrar que "a misericórdia é uma Dimensão Eclesial que perpassa todas as outras” (Pastoral Popular, ano III, n° 11, páginas 3 e 5). E diz: “ser misericordioso também é um jeito de ser Igreja”.

Os ensinamentos que Jesus nos deixa, longe de ser uma mera teoria ou um conjunto de normas, nos dá um exemplo prático e visível de como atuar diretamente na vida das pessoas; nossa missão é seguir seus passos; o que vale para toda a Paróquia. A exemplo do que sugere nossa Igreja diocesana, somos uma Paróquia 100% Dizimista; é assim que vemos a justiça social: o dízimo e as ofertas, como fonte de arrecadações, que nutrem nossas ações e se distribuem conforme as necessidades de cada um. “E um desafio para a Igreja e para a pastoral - que é sua ação concreta - conciliar os ideais das 'verdades eternas e imutáveis' com as realidades concretas que se apresentam na vida”; e diante de tantos desafios eclesiais e pastorais nos dias de hoje, o convite é para que “não caiamos no desanimo e no fechamento”, mas nos abramos a “celebração da cultura do encontro” (revista Vida Pastoral, ano 56, n° 306, pag. 1). E esta nossa cartilha tem justamente esta finalidade: imitar Jesus, procurando, nos nossos grupos, ajudar as pessoas a fazerem uma experiência concreta do Senhor e de Sua infinita misericórdia.

Pe. Edison Domingues dos Reis

Pároco